Histórico


A CEDITER – Comissão Ecumênica dos Direitos da Terra – iniciou suas atividades em janeiro de 1982

Duas situações exigiam a criação da CEDITER:

a) a forte seca de 5 anos que assolava o Nordeste, e, 
b) graves conflitos de terra, com a presença truculenta dos grileiros que perturbavam pequenos agricultores, membros das Igrejas de Iaçu, na Chapada Diamantina, e de Sítio do Mato, no Médio São Francisco.

Fase inicial de implantação
De 1982 a 1984

Foi o início da atuação da CEDITER nas Regiões da Chapada Diamantina e do Vale do Médio São Francisco. Em 1982 houve três ações importantes: 

a) criação, em Itaberaba, no dia 1º de maio, da AATC (Associação de Apoio aos Trabalhadores da Chapada) que reunia 8 Sindicatos de Trabalhadores Rurais (STRs) com a CEDITER e a CPT (Comissão Pastoral da Terra) da Diocese de Ruy Barbosa, formando assim o primeiro Pólo Sindical da Região. 

b) no segundo semestre a CEDITER, com o apoio da CESE (Coordenadoria Ecumênica de Serviço) socorreu centenas de famílias que estavam passando fome nas áreas rurais dos municípios de Wagner e Lajedinho. 

c) A luta contra os grileiros que tomaram as terras doadas pela MPBC (Missão Presbiteriana do Brasil Central) para 92 famílias de pequenos agricultores, em Sítio do Mato. O assessor da CEDITER, naquela Região, começou a receber ameaças de morte feitas pelos capangas dos grileiros, por causa de sua luta em favor das vítimas. Nessa primeira fase a pequena equipe da CEDITER deu ênfase aos encontros locais e Regionais e à criação de Delegacias Sindicais visando a sensibilização dos trabalhadores (as) rurais sobre a Reforma Agrária e a necessidade e urgência da criação e do fortalecimento das organizações, principalmente dos STRs.
Criação da sede e novas atuações
De 1984 a 1991

A mudança do coordenador da CEDITER, de Wagner para Feira de Santana, ocasionada pela vacância pastoral da então maior Igreja do Presbitério fez com que o escritório central da CEDITER fosse criado nessa cidade, em uma das salas do SIM (Serviço de Integração do Migrante). Por causa dessa mudança a CEDITER passou a ter atuação em mais duas Regiões: Feira de Santana e Recôncavo, em parceria com o STR local, com o MOC (Movimento de Organização Comunitária) e a Diocese católica. A primeira ação importante, em 1985, foi a criação do Projeto Estagiários, em parceria com a Diocese de Feira de Santana e o STR. Foi enviado um pedido de ajuda à CESE, que foi atendido. O principal objetivo do Projeto Estagiários foi convocar estudantes universitários para ajudar na luta em favor da população pobre das margens do Rio Paraguaçu que foi atingida pelo Governo do Estado da Bahia, através da DESENVALE que executou a construção da barragem Pedra do Cavalo, no Recôncavo, quando reassentou, em condições injustas e desumanas mais de mil famílias. Como esse projeto atingiu vários municípios que se situam nas margens da bacia do rio Paraguaçu, foi lançada a semente para a criação do futuro Pólo Sindical dos Trabalhadores Rurais desta Região. Por causa dessa luta a CEDITER ajudou na formação de quatro novos STRs do Recôncavo: Muritiba, Governador Mangabeira, Cabaceiras do Paraguaçu e São Félix.
Planos Trienais apoiados por PPM, da Alemanha.
De 1991 a 1998

Houve uma grande expansão da CEDITER. 

a) Foi criado o PACA - (Programa de Assessoria Contábil e Administrativa), apoiado pela CESE e que foi ampliado, mais tarde, com a publicação do BICA - (Boletim Informativo Contábil e Administrativo). 

b) A PC-USA (Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos), através da IPU (Igreja Presbiteriana Unida do Brasil), proporcionou a vinda de um casal para trabalhar como assessores da CEDITER, em 1991. Peter e Maria Arroyo Kemmerle (ex-assessores do Movimento Popular na Guatemala e Nicarágua) vieram e se integraram a Equipe Executiva, passando a residir em Ruy Barbosa e deram assistência à Chapada e ao Médio São Francisco até 1995. 

c) Foram preparados dois Planos Trienais: de 1991-1994 e de 1994-1997. A Agência PPM (Pão Para o Mundo) apoiou financeiramente a realização desses dois Planos que foram desenvolvidos em 4 Regiões: Médio São Francisco, Chapada, Feira de Santana e Recôncavo. A CEDITER fez um convênio de parceria com a ACF (Associação Cristã Feminina) local e nacional, ligada à YWCA (Young W Christian Association), internacional, para desenvolver o projeto: - “Direitos Humanos e Formação de Liderança de Mulheres Rurais”.
Comments