Cesol Recôncavo‎ > ‎

SEMINÁRIOS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA SÃO REALIZADOS NO TERRITÓRIO DO RECÔNCAVO DA BAHIA

postado em 19 de mar. de 2014 13:05 por Usuário desconhecido   [ 19 de mar. de 2014 13:06 atualizado‎(s)‎ ]
No Território Identidade do Recôncavo Baiano foi implantado o Centro Público de Economia Solidária do Recôncavo da Bahia – CESOL Recôncavo, uma das principais ações é a realização de Seminários de Economia Solidária nos 20 municípios de atuação, com objetivo de selecionar os empreendimentos.
 
O CESOL é uma estratégia no contexto territorial, que visa fortalecer iniciativas que promovam o desenvolvimento de empreendimentos econômicos solidários e populares e as redes de comércio justo e solidário.  O projeto é executado pela Comissão Ecumênica dos Direitos da Terra – CEDITER; Conselho Territorial do Recôncavo Baiano e Incubadora de Empreendimentos Solidários Populares da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, em contrato de gestão com o Programa Vida Melhor, Bahia Solidária e Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – SETRE – do Governo da Bahia.

Em cada evento é apresentado o Centro Público e seus objetivos, as entidades executoras e parceiros, são feitas discussões sobre Economia Solidária e os desafios em cada município, além da apresentação das cooperativas, grupos comunitários e associações presentes. Após o diálogo são escolhidos os empreendimentos que serão acompanhados pelo CESOL Recôncavo, mediante critérios apresentados.

O evento já passou por mais da metade dos municípios do Território e será realizado até o dia 26 de março. Podem participar membros do poder público, associações comunitárias, cooperativas, grupos da agricultura familiar e coletivos populares que tem como proposta o trabalho em economia solidária.

Na avaliação do seminário realizado no município de Cruz das Almas, uma das participantes falou que o projeto do Centro Público chegou na hora certa, já que existem muitos “empreendimentos estagnados”. “O CESOL é uma decisão acertada, não tira autonomia dos grupos”, acrescentou outro participante. Suzethe Araujo, coordenadora geral do CESOL Recôncavo, destaca a necessidade de empoderar os grupos para fazer à autogestão e que apesar do acompanhamento técnico, as decisões serão tomadas pelo coletivo.  

Seminário Territorial

Os grupos são mobilizados também para o Seminário Territorial de Economia Solidária do Recôncavo da Bahia, uma programação inserida na Conferência Territorial de Economia Solidária, que acontece no início de abril, no município de Cruz das Almas. Este será o espaço para discussão sobre os desafios da Economia Solidária no território, apresentação do projeto de implantação do Centro Público e empreendimentos selecionados nos seminários municipais e estratégias de continuidade dos trabalhos.

O que: Seminários Municipais de Economia Solidária
Quando: Até o dia 26 de março de 2014
Onde: Municípios do Território Identidade do Recôncavo da Bahia
Público-alvo: Cooperativas, Associações, Grupos e Coletivos Comunitários da Economia Solidária
Mais informações: 75 3621 3913 (CESOL) | cesol@cediter.org.br | www.cediter.org.br
Cesol Recôncavo: Rua Ruy Barbosa, 710 – Casa do Território – Bairro do Professores – UFRB – Centro – Cruz das Almas
Comments