CESOL RECÔNCAVO PARTICIPA DE DOCUMENTÁRIO DA SETRE SOBRE ECONOMIA SOLIDÁRIA

postado em 22 de mai. de 2014 21:29 por Usuário desconhecido

O documentário “Economia Solidária para um Mundo Melhor” realizado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) em parceria com a Portfolium contou com a participação do Centro Público de Economia Solidária do Recôncavo da Bahia – CESOL Recôncavo e empreendimentos acompanhados pela equipe técnica. O vídeo está disponível no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=nw9KJot-sMg&feature=youtu.be

Lançado na III Conferência Estadual de Economia Solidária, realizada em Salvador até esta sexta-feira, 23 de maio, o filme mostra a importância deste segmento da economia para a sustentabilidade de milhares de famílias e traz exemplos de sucesso e práticas de economia solidária na capital e interior com programas que atendem a dezenas de milhares de empreendedores populares individuais e coletivos, oferecendo gratuitamente formação, assistência técnica, crédito e apoio à comercialização.

Os Centros Públicos de Economia Solidária são uma iniciativa pioneira em âmbito estadual em todo o país que promove o acompanhamento a empreendimentos econômicos solidários formais ou não, com vistas à sua permanência como alternativa de geração de renda. No Recôncavo ele funciona em Cruz das Almas e acompanha empreendimentos que funcionam nos vinte municípios do Território.

Com informações da Setre

FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR DE SÃO FELIPE CONTOU COM A PRESENÇA DO CESOL

postado em 13 de mai. de 2014 21:09 por Usuário desconhecido   [ 13 de mai. de 2014 21:13 atualizado‎(s)‎ ]

I Feira da Agricultura Familiar de São Felipe
Nos dias 08 e 09 de maio, o município de São Felipe realizou a 1ª Feira da Agricultura Familiar, que teve por objetivo incentivar e apoiar a agricultura familiar no município e Território do Recôncavo da Bahia. O evento aconteceu na Praça Carlos Moura e contou com presença de vários estandes de comercialização e exposições, palestras e programação cultural.
 
O Centro Público de Economia Solidária do Recôncavo da Bahia – CESOL Recôncavo esteve presente com um estande de atendimento ao público e empreendimentos, com prestação de serviço itinerante, apresentação das atividades e comercialização dos produtos.

O projeto foi uma realização da Secretara Municipal de Agropecuária, Abastecimento, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, “com o propósito de ampliar as redes de comercialização dos agricultores do município e região” e implementar a comercialização de produtos locais através de estratégias integradas com base justa e solidária.

DESAFIOS E PROPOSTAS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA NO RECÔNCAVO FIZERAM PARTE DAS DISCUSSÕES DE CONFERÊNCIA EM CRUZ DAS ALMAS

postado em 10 de abr. de 2014 10:00 por Usuário desconhecido   [ 10 de abr. de 2014 10:25 atualizado‎(s)‎ ]

Nos dias 08 e 09 de abril, Cruz das Almas foi o município sede da III Conferência Territorial de Economia Solidária do Recôncavo, um espaço para dialogar os desafios e propostas dentro do Território Identidade, além de proposições a nível territorial, estadual e nacional. O evento, promovido pelo Conselho Territorial do Recôncavo da Bahia – CODETER -, aconteceu no auditório da Biblioteca Municipal Carmelito Barbosa Alves e reuniu mais 80 representantes, entre organizações, empreendimentos e o poder público dos 20 municípios do Recôncavo.

A Conferência de Abertura teve como palestrante convidada Tatiana Velloso, diretora do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade – CETENS - da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB -, em Feira de Santana e coordenadora da Incubadora de Empreendimentos Solidários Populares da UFRB - INCUBA, ela falou sobre o tema “Economia Solidária como Estratégia de Desenvolvimento”.
 
O superintendente de Economia Solidária do Estado da Bahia, Milton Barbosa, também compôs a abertura com a apresentação das ações da Superintendência de Economia Solidária – SESOL, órgão dentro da Secretaria a de Trabalho, Emprego e Renda – SETRE, responsável por construir e implementar políticas públicas da economia solidária no Estado. O evento também contou a presença da Coordenação Estadual dos Territórios (CET), representada por Rosana Vieira, que destacou a forte presença da Economia Solidária no Recôncavo.

Seminário Territorial de Economia Solidária
 
A coordenadora do Centro Público de Economia Solidária do Recôncavo - CESOL Recôncavo, Suzethe Araujo, apresentou a equipe técnica do centro público e seu papel dentro da economia solidária no território. O momento foi também para a apresentação do Diagnóstico Territorial do Recôncavo, com um panorama geral dos municípios na área de economia, cultura, turismo e sociedade. Como resultado dos Seminários Municipais de Economia Solidária realizado em 19 municípios do território, o CESOL apresentou os 54 grupos priorizados e que serão acompanhados diretamente pela equipe técnica.

Resultados

Após leitura e aprovação do regimento, foi dado início a formação dos quatro Grupos Temáticos (GT’s) - Produção, Comercialização e Consumo; Financiamento: Crédito e Finanças Solidárias; Conhecimentos: Educação, Formação e Assessoramento; Ambiente Institucional: Legislação e Integração de Políticas Públicas – baseados nos três eixos de discussão (Contextualização do Plano Nacional, Objetivos e Estratégias, Linhas de Ação e Diretrizes Operacionais) para a construção de proposições para o Plano Territorial, Estadual e Nacional de Economia Solidária.

O segundo dia foi o momento da Plenária de discussão e priorização de dez proposições que serão levadas para a III Conferência Estadual de Economia Solidária e escolha dos 16 delegados/as (08 dos empreendimentos, 04 das organizações e 04 do poder público) que vão compor a Conferência, prevista para acontecer entre os dias 21 e 23 de maio, em Salvador.


Ascom/Cesol Recôncavo

CRUZ DAS ALMAS SEDIA CONFERÊNCIA TERRITORIAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DO RECÔNCAVO

postado em 3 de abr. de 2014 18:49 por Usuário desconhecido   [ 3 de abr. de 2014 19:19 atualizado‎(s)‎ ]

Com o tema “Construindo um Plano Nacional de Economia Solidária para promover o direito de produzir e viver de forma associativa e sustentável”, a III Conferência Territorial de Economia Solidária do Recôncavo da Bahia será sediada no município de Cruz das Almas nos dias 08 e o9 de abril de 2014.

Destinada aos Empreendimentos de Economia Solidária (cooperativas, associações e grupos informais), Organizações do Poder Público, Entidades de Apoio e Fomento à Economia Solidária e ao público em geral dos municípios do Território do Recôncavo, o evento acontece de 9 às 17h, na Biblioteca Municipal Carmelito Barbosa Alves, centro do município.
A conferência é um espaço para articulação e integração das diferentes políticas públicas que abrangem a Economia Solidária no território e elaboração de planos e propostas para a construção do Plano Nacional de Economia Solidária. Os debates terão como abordagem três eixos temáticos formados por grupos que vão discutir a Contextualização do Plano, Objetivos e Estrategias, Linhas de Ação e Diretrizes Operacionais.

Seminário Territorial de Economia Solidária

Na oportunidade, a programação contará também com o Seminário Territorial de Economia Solidária do Centro Público de Economia Solidária do Recôncavo da Bahia – CESOL Recôncavo. O objetivo do evento é apresentar o projeto de implantação do Centro Público no território, ações, planejamentos, diagnóstico territorial e o resultado dos vinte Seminários Municipais de Economia Solidária. O CESOL é uma estratégia no contexto territorial, que visa fortalecer iniciativas que promovam o desenvolvimento de empreendimentos econômicos solidários e populares e as redes de comércio justo e solidário.

A Conferência Territorial de Economia Solidária do Recôncavo é uma realização do Conselho Territorial do Recôncavo da Bahia e tem o apoio da Comissão Ecumênica dos Direitos da Terra - CEDITER; CESOL Recôncavo, Incubadora de Empreendimentos Solidários Populares da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - INCUBA/UFRB, Programa Vida Melhor e Bahia Solidária da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – SETRE - do Governo da Bahia; Secretaria do Planejamento da Bahia (ADT/SEPLAN)Fórum Brasileiro e Conselho Estadual de Economia Solidária, Secretaria Nacional de Economia Solidária, Ministério da Fazenda, Governo Federal e Prefeitura Municipal de Cruz das Almas.

SERVIÇO
O que: III Conferência Territorial de Economia Solidária/Seminário Territorial de Economia Solidária
Quando: 08 e 09 de abril de 2014
Local: Biblioteca Municipal Carmelito Barbosa Alves, Rua Treze de Maio, Centro, Cruz das Almas/BA
Horário: 09 às 17h
Mais informações: 75 3621 3913 | territorioreconcavo@yahoo.com.br | tireconcavo.blogspot.com | www.cediter.org.br/cesolreconcavo

SEMINÁRIOS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA SÃO REALIZADOS NO TERRITÓRIO DO RECÔNCAVO DA BAHIA

postado em 19 de mar. de 2014 13:05 por Usuário desconhecido   [ 19 de mar. de 2014 13:06 atualizado‎(s)‎ ]

No Território Identidade do Recôncavo Baiano foi implantado o Centro Público de Economia Solidária do Recôncavo da Bahia – CESOL Recôncavo, uma das principais ações é a realização de Seminários de Economia Solidária nos 20 municípios de atuação, com objetivo de selecionar os empreendimentos.
 
O CESOL é uma estratégia no contexto territorial, que visa fortalecer iniciativas que promovam o desenvolvimento de empreendimentos econômicos solidários e populares e as redes de comércio justo e solidário.  O projeto é executado pela Comissão Ecumênica dos Direitos da Terra – CEDITER; Conselho Territorial do Recôncavo Baiano e Incubadora de Empreendimentos Solidários Populares da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, em contrato de gestão com o Programa Vida Melhor, Bahia Solidária e Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – SETRE – do Governo da Bahia.

Em cada evento é apresentado o Centro Público e seus objetivos, as entidades executoras e parceiros, são feitas discussões sobre Economia Solidária e os desafios em cada município, além da apresentação das cooperativas, grupos comunitários e associações presentes. Após o diálogo são escolhidos os empreendimentos que serão acompanhados pelo CESOL Recôncavo, mediante critérios apresentados.

O evento já passou por mais da metade dos municípios do Território e será realizado até o dia 26 de março. Podem participar membros do poder público, associações comunitárias, cooperativas, grupos da agricultura familiar e coletivos populares que tem como proposta o trabalho em economia solidária.

Na avaliação do seminário realizado no município de Cruz das Almas, uma das participantes falou que o projeto do Centro Público chegou na hora certa, já que existem muitos “empreendimentos estagnados”. “O CESOL é uma decisão acertada, não tira autonomia dos grupos”, acrescentou outro participante. Suzethe Araujo, coordenadora geral do CESOL Recôncavo, destaca a necessidade de empoderar os grupos para fazer à autogestão e que apesar do acompanhamento técnico, as decisões serão tomadas pelo coletivo.  

Seminário Territorial

Os grupos são mobilizados também para o Seminário Territorial de Economia Solidária do Recôncavo da Bahia, uma programação inserida na Conferência Territorial de Economia Solidária, que acontece no início de abril, no município de Cruz das Almas. Este será o espaço para discussão sobre os desafios da Economia Solidária no território, apresentação do projeto de implantação do Centro Público e empreendimentos selecionados nos seminários municipais e estratégias de continuidade dos trabalhos.

O que: Seminários Municipais de Economia Solidária
Quando: Até o dia 26 de março de 2014
Onde: Municípios do Território Identidade do Recôncavo da Bahia
Público-alvo: Cooperativas, Associações, Grupos e Coletivos Comunitários da Economia Solidária
Mais informações: 75 3621 3913 (CESOL) | cesol@cediter.org.br | www.cediter.org.br
Cesol Recôncavo: Rua Ruy Barbosa, 710 – Casa do Território – Bairro do Professores – UFRB – Centro – Cruz das Almas

EQUIPE DO CESOL RECÔNCAVO PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO EM VIABILIDADE DE EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS

postado em 19 de mar. de 2014 12:35 por Usuário desconhecido

Nos dias 24 a 27 de fevereiro foi realizada na Chácara Santo Inácio, município de Feira de Santana, a capacitação da equipe técnica do Centro Público de Economia Solidária - CESOL Recôncavo, ministrada pelo Professor Gabriel Kraychete (UCSAL/ITCP), sobre “Viabilidade dos empreendimentos solidários”.

O curso teve por principal objetivo capacitar a equipe para assessorar os empreendimentos acompanhados pelo CESOL nos municípios do Território Identidade Recôncavo Baiano. A abertura foi feita pela coordenadora geral Suzethe Araujo e contou com a participação de 28 pessoas. Foram apresentados conceitos básicos da economia dos setores populares, objetivos, metodologia e procedimentos do estudo de viabilidade nos empreendimentos.

Para Gilmar Gomes, Agente Sócio Produtivo, o curso foi um momento propício para a formação da equipe técnica, além de promover a interação entre os membros. Atividades teóricas e práticas foram desenvolvidas ao longo dos quatro dias, além de discussões e debate em torno das questões da economia solidária.

Mais capacitação


A equipe também recebeu a capacitação sobre “Diagnóstico Organizacional Participativo”, monitorada pela Professora Tatiana Veloso (INCUBA/UFRB) no último dia 10 de março. O objetivo foi trabalhar instrumentos que possibilitem à equipe técnica fazer diagnóstico dos empreendimentos solidários voltados para o planejamento e desenvolvimento de ações voltadas para a realidade local. Tatiana foi uma das responsáveis pela construção do projeto no Recôncavo e compõe a atual coordenação da Incubadora de Empreendimentos Solidários - INCUBA/UFRB.

O CESOL Recôncavo é um projeto executado pela Comissão Ecumênica dos Direitos da Terra – CEDITER; Conselho Territorial do Recôncavo Baiano e Incubadora de Empreendimentos Solidários Populares da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, em contrato de gestão com o Programa Vida Melhor, Bahia Solidária e Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – SETRE – do Governo da Bahia.

1-6 of 6